14 fev 2016

Carnaval em João Pessoa

Esse ano decidimos fugir do carnaval e viajamos pra João Pessoa na Paraíba. Eu já conhecia a cidade de passagem, mas nunca fiquei hospedada pra curtir com calma suas belezas. Fiquei encantada com a calmaria e educação do seu povo. Chegamos no sábado à tarde e voltamos na terça, foram 4 dias de muita paz. Como vocês sabem nós amamos praia e geralmente viajamos para elas, dessa vez conhecemos vários paraísos próximos a João Pessoa como a praia de Coqueirinhos, Tambaba, Jacumã e em frente ao hotel a praia de Cabo Branco.

No sábado ficamos no hotel e saímos apenas para jantar. Cidade calma à noite e passamos por bairros com casas, restaurantes e lojas com desgin e arquitetura encantadores! Depois descobri que aquele era um bairro nobre da cidade.
Domingo fomos conhecer as praias próximas e começamos por Jacumã que possui esses arcos gigantes na entrada na br. Tinha muita gente e passamos algumas horas por lá.

Carnaval em João Pessoa

Saindo de Jacumã pegamos a estrada pra conhecer a parte aberta de Tambaba, uma praia naturista. Para entrar na estrada de pedras que leva à praia é preciso pagar uma taxa de 2 (motos) à 30 reais (ônibus), algumas pessoas preferem deixar antes do “pedágio” e foi o que fizemos. Após o pagamento existe um mirante e uma descida de alguns metros com uma bela vista por todo o caminho. Na pequena parte aberta existem muitas pedras competindo com o mar formando uma paisagem belíssima! Uma entrada no meio das árvores na parte direita da praia dá acesso a área naturista, aonde não são permitidos câmeras e celulares, que vai ficar pra uma outra oportunidade (quem sabe).

Vista do mirante.

tambaba
Parte aberta de Tambaba.

Fomos almoçar na praia de Coqueirinho, que reúne bons restaurantes e muita gente acampando, além das casas dignas de de cinema xD A maré estava cheia e a faixa de areia bem curta. Infelizmente o restaurante estava lotado e esperamos mais de 1 hora pela comida, Stênio aprovou os frutos do mar enquanto eu passei fome comendo a pequena porção de feijão e arroz que acompanhou o pedido. Pouca comida, preço alto, bela vista.

Caminho pro restaurante.

No restaurante.

Na segunda ficamos no hotel aproveitando a piscina. Relaxamos e aproveitei o momento pra tomar a cerveja artesanal que comprei em Recife chamada Therezópolis. Ela é fabricada no Rio de Janeiro e escolhi a Or Blanc que possui sabor trufado e aroma de casca de laranja e especiarias, uma delícia! Pra quem não sabe, sou uma apreciadora de cervejas e adoro provar as artesanais 🙂 Infelizmente esquecemos de fotografar a piscina, rs.

12519328_1552860265032428_2134699775_n 12568334_849050258538395_762381209_n
Vista da cobertura do hotel onde fica a piscina | Cerveja Therezópolis – Fotos: Instagram

Na terça e último dia acordei cedo pra tirar fotos do nascer do sol (tenho essa mania de colecionar fotos do nascer do sol dos lugares aonde viajo), mas estava nublado e me amaldiçoei por ter deixado pro último dia 🙁 Anyway, não consegui mais dormir e após 1 hora de leitura pra esperar o dia raiar, tomei café e fui à praia. Eu amo o deserto que é a praia cedinho e aproveitei pra tirar algumas fotos em frente ao hotel e caminhar pela orla.

Carnaval em João Pessoa

Voltei pro hotel pra esperar o marido acordar e então fomos à praia tomar água de coco, tirar mais fotos e nos despedir com calma dessa cidade maravilhosa que ganhou meu coração. Voltei pra casa dizendo “quero morar em João Pessoa” e espero que um dia isso aconteça de verdade, hahaha! Eu amo Recife, só acho que passar um tempo por lá seria ótimo

12677430_212122519134896_1072000924_n
Foto: Instagram

Fiquei admirada pela educação dos motoristas que param na faixa de pedestre na orla, coisa que aqui em Recife é raro. Porém as praias são sujas e cheias de lixo. As pessoas simplesmente levantam e vão embora sem se importar com a garrafa de água ou latinha de cerveja. Triste ver lugares tão bonitos que deveriam ser preservadas tendo esse tratamento. Fica aqui a reflexão pros que estão lendo, se atentem em levar uma sacolinha pra carregar seu lixo. Quando saímos da praia catamos garrafas e latas de outros banhistas que já tinham ido embora e levamos pra lixeira.

Hotel: Nord Easy Green Sunset
O hotel fica de frente pro mar e possui piscina na cobertura com uma bela vista da praia de Cabo Branco. O que mais gostei foi o fato dele estar localizado no final da orla, o que deixa a praia tranquila. Fica perto de alguns restaurantes e dá pra ir andando. O quarto tem tamanho ideal. Senti falta de um abajur e a torneira do banheiro não fechava direito. O café da manhã está incluso na diária e pude desfrutas de várias opções de frutas, sucos, pães e geléias de fruta, além de tapioca feita na hora, mas que não tinha coco nos dois dias em que pedi. No restaurante também servem almoço e jantar à la carte, mas a única opções vegana era uma salada sem graça de preço absurdo. Com certeza voltaremos nas férias, já que a cidade fica razoavelmente próxima (2 horas de viagem).

refeicoes

João Pessoa não é tão desenvolvida quanto as opções veganas e estabelecimentos que tem essa preocupação, mas consegui me virar muito bem. Dias antes de viajar entrei no grupo Vegetarianos e Veganos de João Pessoa e peguei algumas dicas de restaurantes, porém estavam fechados no período de carnaval e não ajudou muito. Senti dificuldade nisso no grupo deles, pois o de Recife tem postagens fixas com dicas úteis como nutricionistas e restaurantes. Tive a ideia de instalar o iFood no celular e pesquisar por opções vegetarianas \o/ Localizei vários restaurantes e salvou a minha vida, rs.

No café da manhã servido pelo hotel comi bastante fruta, pão com geléia de uva ou goiaba, suco de acerola ou manga e cuscuz.

1º dia – No sábado fomos no Ali Kebab comer kebab, coisa que eu amo e como muito aqui em Recife. O kebab vegano de lá é de falafel com molho de tahine (R$ 18,90). Também possuem esfihas, kibes e tabule!
2º dia – No domingo almoçamos no Canyon, esperamos mais de 1 hora pela comida e as porções de arroz e feijão não dão pra 2 pessoas. Passei fome, mas Stênio aprovou os frutos do mar. O jantar foi no Manaçaí que estava lotado e esperamos em torno de 40 minutos por 1 tigela de açaí. Tomei um caldo de cana delicioso (R$ 4,00). O açaí deixou a desejar, parece que tem muita água na mistura… É servido com amendoim, granola e farinha láctea, pedi pra tirar a farinha do meu pedido (R$ 13,50).
3º dia – Na segunda pedimos China in Box, a opção vegana é o macarrão de arroz – bifum – com legumes (R$ 15,90). Muito gostoso e bem servido, chegou rápido. Destaque pro KombiLeve que possui menu vegano e me deixou com água na boca pelas opções: tofu, beringela, palmito e tomate seco. Escolhi o de beringela (R$ 21,90). O ambiente é super fofo, cadeirinhas de ferro vintage, uma kombi toda coloridinha com uma prancha de surf como quadro de divulgação do menu! Além de ser beira mar e comermos ouvindo o barulho das ondas, muito amor gente!

Uau, ficou bem comprido o post. Dessa vez eu quis fazer algo bem detalhado principalmente relatando a minha alimentação, pra ajudar outras pessoas que também precisem 🙂 Espero que tenham gostado e se puderem conhecer João Pessoa, não pensem 2 vezes, vale muito a pena!

Juliana Urquisa Postado por Tags:
7 Comentários

7 Comentários em "Carnaval em João Pessoa"

1. Natalia disse:

Eu tô aqui encantada com a vista do mirante, que praia linda!

2. Clay disse:

Que lugar maravilhoso *_*
    E eu aqui passando calor hahahahahaha

3. oi, oi.

acho que eu não preciso nem perguntar o teu carnaval foi bom, né? as fotos já dizem tudo. menina, que lugar maravilhoso! <3 eu quero muito conhecer JP um dia, pq né… as praias devem ser incríveis. <3 <3

bjs!
    Não me venha com desculpas

4. Nossa, fui vendo o seu post e me perguntando como nunca fui lá. Conheço quaaase todo o Nordeste, tenho amigos em JP e sei lá por quê nunca tive uma vontadona de conhecer… Até agora. As praias são lindas, né? Amei, adorei o post, adorei as fotos e fiquei desejando muuuuito comer essa carninha do coco que cê tá comendo.

blogdeclara.com

5. Jeh Asato disse:

Ai-meu-Deus que post maravilhoso!!!! Se você soubesse a vontade que estou de ir à praia, meu Deus não estou me contendo! Infelizmente as chances são mínimas mas nos sonhos eu sempre estou de mãos dadas com o Lucca, rindo da risada dele quando sapateia na areia molhada e correndo das ondinhas do mar!
    Eu não sabia que João Pessoa ficava calmo nessa época de Carnaval. Pra mim o Nordeste inteiro pegava fogo, hehehe.
    Parece ser uma cidade de custo alto, né? Mesmo por ser turística… Eu gosto muito da região Sul, acho mais acessível pra mim.

Olha que legal o seu cardápio vegano! Fico super contente em ver que deu pra você seguir super tranquilo! Às vezes a gente não consegue encontrar nossos produtos devido à falta de conhecimento – principalmente em cidades pequenas (ok, o que não é o caso de JP)!
    Ju, amei sua viagem viu! Fiquei mega feliz por você ter feito esse passeio e se divertido!!