15 fev 2016

Tipos de Suporte Para Levar a Bike no Carro

Hoje o meu marido estreia aqui no blog como colaborador trazendo conteúdo voltado pro ciclismo. Ele pedala há anos e tem bastante experiência no esporte e acessórios, vai mostrar prós e contras de produtos testados e também os eventos de ciclismo que acontecem em Recife. Espero que gostem, essa participação só tem a somar na categoria Vida Ativa do Um Café e Um Amor 🙂




Existem 3 tipos de suporte para leva a bike no carro: vidro, engate e teto. Eu já utilizei todos os 3 tipos, o primeiro foi o de vidro e logo na segunda vez arranhei a tampa da mala. O valor de venda desse tipo de suporte é barato, mas não vale a pena se você presar pela conservação do seu carro. Na época comprei por R$ 50,00 e para consertar o carro gastei R$ 200,00. Tenho relatos de amigos, que além de arranhar, também amassaram a tampa da mala e vi em alguns fóruns que já quebraram o vidro. Não é um suporte que recomendo.

Suporte de bicicleta para carro
Imagem: Fórum Pedal

O segundo suporte que utilizei foi o de engate. Ao contrário do suporte anterior, não tem contato com o carro, somente com o engate (a bola de ferro). O lado bom desse tipo de engate é que ele fechado não ocupa tanto espaço dentro da mala e é de fácil armação, em contra partida a bicicleta fica passando dos lados do carro e dependendo da posição cobria a placa do veículo. O código nacional de trânsito dita que caso você obstrua a placa do carro, é preciso disponibilizar uma outra placa com visibilidade e iluminação apropriada. No meu caso eu fiz um arrumadinho para que ficasse com luz, peguei uma lanterna e amarrei no engate apontando para a placa. Ponto negativo desse modelo de engate que tive, é que se precisasse pegar algo no porta malas precisava tirá-lo do carro.

Suporte dobrável de bicicleta para carro

Imagem: Physicus

Existem alguns engates que já vem com espaço para a placa e iluminação e como também o afastar para abrir a mala, esses modelos são mais caros.

Suporte thule euroway de bicicleta para carro
Imagem: Centauro




O suporte que estou usando atualmente é o de teto. Quando troquei de carro pela última vez, peguei um carro que possui as barras no teto (comprei um Nissan Livina), precisei comprar as barras transversais (comprei no mercado livre) e os suportes Thule FreeRide 532 no site do Walmart. Achei que teria mais dificuldade para colocar a bicicleta em cima do carro, cheguei até a arrumar um banquinho para colocar na mala do carro, mas nunca usei. O problema desse suporte é que se você for baixo ou seu carro alto fica inviável a colocação da bicicleta em cima. Até estando tudo na altura certa se você colocar sem muita atenção ela irá cair por cima de você (caiu por cima e com o guidon nas costas) e você não pode ir para lugares que ônibus não passam (é assim que eu vejo por onde ando). Mas em contra partida não preciso me preocupar em estacionar, pois não tem bicicleta na parte de trás do carro e nem de frear um pouco mais forte e o suporte encostar no carro.

Suporte teto de bicicleta para carro

Foi disponibilizado pela Thule o vídeo com testes usando os tipos diferentes de suporte, achei bastante interessante:

Espero que essas dicas te ajudem quando precisar comprar um suporte de bike pro seu carro e qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.

Juliana Urquisa Postado por Tags:
1 Comentário

1 Comentário em "Tipos de Suporte Para Levar a Bike no Carro"