Receita de Falafel

Falafel

Hoje eu trago a minha receita preferida de todos os tempos! Conheci o falafel quando me tornei vegana e não sei onde essas delícias estavam escondidas, gente! Faço quase todos os finais de semana, é impossível enjoar. São bolinhos de grão de bico da culinária árabe bem temperadinhos e saboros. Façam em casa, é super fácil!




Ingredientes:

1 xícara de grão-de-bico cru
1/2 xícara de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de cheiro verde picado (coentro e cebolinha)
1 colher de pimenta do reino com cominho
1 colher de sal
2 colheres de azeite
1/3 de xícara de farinha de trigo
Óleo suficiente para cobrir os bolinhos para fritar

Modo de Preparo:

Antes de tudo: Coloque o grão de bico em uma vasilha e cubra com 3 xícaras de água por pelo menos 8 horas. Eu deixo da noite pro dia ou coloco pela manhã pra fazer à noite. Depois escorra a água, lave bem e cozinhe na panela de pressão com água até cobrir e ultrapassar uns 4 dedos por 30 minutos. Escorra, espere esfriar uns 20 minutos e comece a receita.

Receita de Falafel

1. Bata o grão de bico no processador de alimentos até ele virar uma pasta homogênea, despeje numa vasilha e reserve;
2. Novamente no processador bata a cebola, o alho, o cheiro verde, a pimenta com o cominho, o sal, o azeite até virar uma pasta;
3. Despeje a pasta de temperos na vasilha com o grão-de-bico e misture bem;
4. Adicione a farinha de trigo e misture novamente. Cubra com plástico e leve à geladeira por 30 minutos pra firmar e não desmanchar quando forem pro óleo.

Receita de Falafel

Esquente o óleo numa panela e verifique se está quente o suficiente jogando um palito de fósforo, quando ele acender está na temperatura ideal para começar a fritar. Pegue uma porção com uma colher de sorvete e empurre com uma colher de sopa no óleo quente, repita enquanto couber bolinhos no óleo. Não precisa mexer e nem virar, o óleo deve cobri-los e fritarão igualmente por cima e por baixo. Quando estiverem douradinhos retire e coloque num prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo. Deve ser servido quente e logo após fritar, só espere esfriar um pouco pra não queimar a boca, rsrs. Você pode comê-los assim com um molhinho, ou fazer sanduíches, wraps, kebab’s, comer no almoço, etc.

Essa é a receita que eu mais faço aqui em casa e eu e meu marido amamos! Excelente pra petiscar com cerveja gelada ou pra ver um filme bacana no sábado à noite. Pode ser feito no forno pra ficar mais saudável 😉

Receita: Presunto Vegetariano (tem vídeo!) e La Luisité

5 Comentários

  1. Amoooooo falafel!!! Hahaha eu queria aprender a fazer ele assado direitinho porque senão eu comeria fritura todo dia só pra comer essa coisa maravilhosa dos deuses! Obrigada por lembrar da minha receita, Ju! <3 beijos!

  2. Juuh, que vergonha, não sei o que é isso! o.O Pra começar eu nem sei como pronunciar o nome da comida, é falafél? Faláfel? Vixi, que vergonha!
    Acho que pelo meu jeito nojento de ser eu não iria gostar do prato mas só por causa do grão-de-bico, pensa? Eu sou chata mesmo, sei disso! 😡
    Detalhe que ficou com uma cara ótima mas só de eu saber que é com grão-de-bico já não comeria, hahahaha! Sou besta!
    Beijos Ju!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.