Dica de Filme: O Sistema

dica de filme o sistema the east resenhaO Sistema
The East
Ano: 2013
Dirigido por: Zal Batmanglij

A funcionária de uma empresa de inteligência tem como tarefa se infiltrar em um misterioso grupo anarquista, conhecido por atacar grandes corporações. No entanto, sua lealdade é testada quando ela começa a apresentar sentimentos pelo líder do grupo.
.
.

Estava assistindo TV (milagre) no último sábado à noite e vi a propaganda que esse filme passaria na madrugada, fiquei curiosa com o enredo e decidi aguentar firme e forte o sono pra assistí-lo e não me arrependo.

Eu curto filmes que tem essa vibe realista e que mostram uma outra visão do tudo pras pessoas. A gente é muito acostumado a viver no automático, a não pensar e seguir uma rotina sem se questionar. Vamos no supermercado e colocamos as coisas no carrinho, mas de onde aquilo vem? Como é a sua produção? No que aquilo interfere no meio e consequentemente na minha vida, pois afinal eu vivo nesse meio. Tem gente que vive na ilusão das propagandas de TV a vida inteira, eu demorei um pouco pra acordar, mas fico feliz em ter acordado antes dos 30.

dica de filme o sistema the east resenha
Imagem: clutureclub.com

O Sistema é sobre um grupo de ativistas que pregam o “pagar com a mesma moeda”. Tudo o que você infringiu pro seu próximo ou pra natureza você vai receber de volta da mesma forma. Então os grandões das indústrias que foram responsáveis por desastres ambientais, donos de indústrias farmacêuticas que vendem remédios que deixam as pessoas mais doentes são os alvos do grupo. Eu achei incrível a ideia e muito coerente, apesar de não estarmos aqui pra julgar, não somos juízes, mas falando do filme que é uma obra de ficção eu gostei bastante da forma como lidaram.

dica de filme o sistema the east resenha
Imagem: filmequals.com

Os atores são incríveis, tem Ellen Page, Alexander Skarsgård (de True Blood) como líder do grupo, mas foi a Brit Marling que me surpreendeu. Eu já a conhecia, mas não lembro de ter visto algum filme com ela, vou procurar pra assistir mais. O que é essa boca Basicamente ela é uma infiltrada no grupo ativista responsável por levar as informações, com o tempo ela percebe que está do lado errado e se entrega cada vez mais ao ativismo.

dica de filme o sistema the east resenha
Imagem: cdn.justluxe.com

É um filme que faz a gente repensar no consumo, pois tem vários devaneios entre os ativistas sobre a vida vazia que levavam cheia de bens de consumo. Traz uma reflexão também sobre a comida boa que é desperdiçada, eles praticam o freeganismo que é quando as pessoas boicotam o consumo e se alimentam apenas do que encontram na rua ou pegam nas feiras os legumes que seriam jogados fora por não estarem suficientemente bonitos.

Eu gostaria de verdade que vocês assistissem sem preconceito pela minha resenha, pois eu frisei os pontos que foram mais importantes pra mim e podem parecer meio maluquinhos pra alguns, mas vale muito a pena! Sério, assistam e me contem depois o que acharam 🙂

4 Comentários

  1. Genteee, eu nunca ouvi falar desse filme na minha vida! Como pode? Já amei sem ao menos assistir. Gostei da ideia de “pagar com a mesma moeda”, sério. Mesmo que, como você disse, não estamos aqui para julgar. Miga, não posso mais não, minha lista está enormeeee!
    PS: O layout do seu blog é um amorzinho♥

    Beijos e sucesso!!
    http://www.maratonadehobbies.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.