18 abr 2016

5 Dicas para você começar a reciclar seu lixo

Já faz um tempo que tenho outra consciência com relação ao lixo porque meu pai sempre fez questão de separar as embalagens recicláveis pros catadores terem mais facilidade quando passavam na nossa casa. Foi graças a ele que aprendi a separar o lixo reciclável do orgânico. Quando me casei comecei a separar e usar as lixeiras individuais do meu prédio, depois descobri que aqui não existe coleta seletiva e mesmo a gente separando tudo bonitinho todo o lixo ia pro mesmo lugar. Então decidi levar pra Recife de 15 em 15 dias ou quando juntasse uma quantidade considerável.




A prefeitura de Recife dispõe de lixeiras ecológicas pra lixo reciclável em vários pontos da cidade, além de alguns supermercados também aderirem a ideia. Nós levamos no Pão de Açúcar ou em alguma lixeira da prefeitura. Para ver os pontos das lixeiras da prefeitura próximos de você acesse esse link e insira seu cep.

5 Dicas para você começar a reciclar seu lixo

Quando falamos em lixo é importante frisar que não existe “jogar fora” no contexto do planeta Terra. Todo o lixo que “jogamos fora” continua aqui conosco e precisamos começar a pensar no futuro, pensar de forma sustentável. A reciclagem é a solução mais barata e eficaz no momento pro problema do lixo. Infelizmente muita gente ainda joga lixo na rua, queima seu lixo, todo mundo reciclar ainda é uma realidade distante, mas quanto mais nos conscientizamos em como melhorar o sistema em que vivemos mais damos exemplo sem nem perceber.

Quando pensamos em reciclagem de lixo logo imaginamos que quem tem mais informação/estudo e mora em lugares melhores se atentam mais sobre isso, não é mesmo? Essa não é a realidade que convivo. Tenho contato com muitas pessoas de classe média e alta e uma pequena minoria manda seu lixo pra reciclagem. Noto que as pessoas vivem no automático: acorda, leva as crianças pra escola, vai pro trabalho, pega as crianças na escola, vai pra casa e dorme. As pessoas não querem mais uma preocupação além das tantas que já possuem (e isso é muito triste).

Vou contar alguns passos que eu faço pra reciclar meu lixo, pois muitas pessoas me perguntam e tentam começar sem saber por onde. É tudo muito simples, no começo pode ser difícil mudar sua rotina, mas com o tempo tudo fica automático e você vai se pegar guardando a garrafinha de água na bolsa pra mandar pra reciclagem 🙂 Vamos lá?

5 Dicas para você começar a reciclar seu lixo

1. Separe um lugar para guardar seu lixo reciclável

Pode ser um lixeiro novo bem baratinho aberto mesmo. Aqui em casa compramos esse de plástico e colocamos todo o lixo reciclável junto nele e só quando enche separamos por tipo. A prefeitura coleta sem precisar separar, já os supermercados dispõem de lixeiras individuais pra cada tipo de resíduo: vidro, alumínio, papel, plástico.

2. Lave as embalagens dos produtos que apodrecem

As embalagens dos produtos que ficam azedos devem ser lavadas. Ao acabar o produto, colocamos a embalagem na pia junto com os pratos a serem lavados, lavamos e deixamos no escorredor pra secar. Só depois de limpa e seca essa embalagem vai pro lixo reciclável. Como o lixo reciclável demora pra ser levado ou até mesmo coletado pela prefeitura, é importante que tudo esteja limpo pra não atrair baratas, insetos e ratos (tanto na sua casa, como na lixeira que fica na rua).

3. Separe o lixo por tipo em sacos diferentes

Isso vai depender de onde você vai levar seu lixo reciclável, pois como expliquei acima alguns locais coletam tudo misturado enquanto outros possuem lixeiras individuais. Eu prefiro separar pra ficar mais organizado.

4. Escolha um dia para levar seu lixo no ponto de coleta

Faça disso um compromisso e determine um dia na semana ou a cada 15 dias pra levar seu lixo reciclável. Se você possui carro fica mais fácil, pode juntar muito lixo e levar na mala e aumentar seu intervalo de tempo. Já pra quem anda de ônibus pode conversar com algum vizinho que tenha carro e de repente também conscientizá-lo a reciclar, quem sabe ele não poderia levar seu lixo também?

5. Escolha um local de coleta

Procure os pontos de coleta seletiva mais próximos de você no site da prefeitura da sua cidade ou verifique os supermercados. Quem mora na região metropolitana encontra mais facilidade nesse aspecto. Caso não tenha nenhum perto da sua casa, verifique também nas redondezas do seu trabalho. Acesse o mapa da prefeitura de Recife aqui.

A coleta de lixo reciclável triplicou nos últimos 5 anos em Recife e mesmo assim somente 0,3% do lixo é enviado pra reciclagem (Fonte: Diário de Pernambuco). Vamos aumentar esse número?

A animação que coloquei ali em cima é real, é o lixeirinho reciclável aqui de casa, rs. ADORO falar sobre reciclagem e sempre digo que sou aloka da reciclagem xD Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida podem perguntar nos comentários, estou aqui pra ajudar 😉

Veja 13 passos para diminuir seu lixo diário.

6 Comentários

6 Comentários em "5 Dicas para você começar a reciclar seu lixo"

  1. Giuli Castro disse:

    Quando eu morava em SP, nos predios que eu morei tinha lixeiras separadas, aqui nao tem 🙁
    Beijos

  2. Eliana disse:

    Muito legal você abordar esse tema! Eu também já separo todo o lixo a ser reciclado há vários anos. Levo no supermercado porque aqui onde eu moro o caminhão de coleta seletiva não passa. O engraçado é que as pessoas ficam me olhando com a cara feia, parece que eu não deveria descartar o lixo no supermercado. Não sei se você já reparou… deve ser porque as pessoas não tem esse hábito por aqui, todo mundo vive no automático, mesmo quem deveria ser esclarecido não toma essa atitude. :/

  3. Minha consciência também vem de casa, desde que me conheço por gente, minha mãe faz a separação. E quando vou na casa de alguém que ainda não faz, fico me sentindo péssima, chego até a dar “lição de moral” nas pessoas.
    Aqui em São Paulo temos muita facilidade, pois a coleta seletiva acontece em praticamente toda a cidade e mesmo assim vejo gente que não está nem aí! Outra coisa ótima, é que o prédio onde moro super apóia a reciclagem, então se os próprios moradores não fazem, os auxiliares fazem. Mas acredito muito que aos poucos todos vão entender a importância disso.

    :***

  4. Beatriz disse:

    Importantíssimo abordar esse tema! Gostei muito de ler esse post, Ju! Só queria fazer um adendo: a reciclagem é a solução pra uma consequência da causa, que é o consumo. Reciclar é importante sim mas diminuir a geração de resíduos deve ser nosso maior objetivo. Adorei conhecer o projeto Eco Recife e mais ainda saber que pertinho de casa tem ecoponto de lixo reciclável o/
    Beijão!

    • Juliana Urquisa disse:

      Você descobriu meu próximo post sobre isso: Como reduzir seu lixo no dia a dia! kkkkkkk Aguarde, acho que semana que vem eu posto sobre como eu procuro diminuir meu lixo, vai ser bem interessante 😀
      Fico feliz que tenha gostado! :**

      Bjos!!