25 abr 2016

O que comprar para o enxoval do gatinho

No próximo fim de semana adotaremos dois gatinhos (sonho ^^) e comecei a fazer o enxoval pra recebê-los. Ultimamente as pessoas estão mais abertas para os gatos e perdendo o preconceito com os bichanos, por isso resolvi compartilhar uma lista dos itens mais importantes quando se pensa em ter um gatinho em casa. Já compramos a maioria dos itens e essa semana vamos completar o enxoval 🙂 Vamos ver o que comprar para o enxoval do gatinho:

* A lista não está em ordem de importância.

enxovalgatinho

1. Escova de pelos

Alguns gatos soltam muito pelo (não todos). Deixe pra comprar a escova depois quando verificar que seu gatinho realmente solta muito pelo. Como eles se lambem para se higienizar é importante usar a escova pra remover o excesso e evitar que o bichano engula bolas de pelo. Caso o gato engula muito pelo isso provoca vômitos e problemas intestinais. Se seu gato não soltar muito pelo nem precisa desse item. Existe o furminator que foi criado especificamente para remover pelos mortos e é encontrado nas melhores lojas para pets.

2. Brinquedos

Gatos são muito animados e adoram correr atrás de alguma coisa. Não adianta gastar horrores nos brinquedos mais chiques e caros, eles gostam mesmo é dos mais simples. Improvise uma vareta com uma bolinha numa linha e fará a felicidade do bichano! Ou apenas uma caixa de papelão xD

3. Pote para ração e água + Ração

O cuidado ao comprar o pote de ração é essencial, pois se comprar algo fundo e muito cilíndrico o gatinho não vai conseguir comer toda a ração, porque seus bigodes encostam nas bordas e dá agonia neles. Escolha um prato raso e com as bordas bem abertas. Também leve em conta o material dos potes, devem ser de inox, alumínio, vidro ou porcelana. Plásticos em geral (como acrílico) acumulam a gordura da ração e mesmo limpos diariamente acabam fazendo com que os animais venham a desenvolver acne felina. Escolha sempre manter a ração que o gatinho já estava comendo antes de ir pra sua casa, pois no começo a mudança pode ser muito drástica (trocas de casa + trocar de ração + pessoas novas + ambiente novo, etc). Quando quiser trocar a ração, procure um veterinário para indicar a melhor opção, algumas causam problemas nos rins. Compre potes para água separado do da ração, pois assim você influencia o seu gato a beber mais água. Gatos bebem menos água quando a mesma se encontra perto da ração, por extinto eles acham que está contaminada.

4. Cortador de unhas

Existem cortados específicos para unhas de gato, mas aquele cortador tipo alicate que sempre temos em casa também supre a necessidade. CUIDADO, não corte na parte branca, corte apenas a pontinha da unha e lixe. O problema das unhas pode ser facilmente resolvido sem cortar com o uso do item 6. O cortador da foto facilita o corte e agiliza esse momento tenso, rs.




5. Caminha

Eles precisam ter um lugar somente deles e uma caminha dará esse conforto. Tanto pra dormir, como pra se aconchegar no frio a caminha será o lugar preferido do seu bichano. É importante frisar que nem sempre eles usam, rs, então analise suas finanças e lembre-se que se eles não tiverem a caminha a vida deles será tão feliz quanto xD Tenho certeza que ele achará aconchego em cima da sua barriga, hahaha

6. Arranhador

Gatos precisam arranhar, aceite isso, rs. Não adianta querer que ele não arranhe seu sofá se você não oferecer outra opção melhor. O arranhador serve pra aparar as unhas de forma natural. O próprio gato “ajusta” suas unhas quando necessário com a ajuda da corda grossa presente nos arranhadores.

7. Caixa de areia + Areia sanitária

O banheiro do seu gato é a areia e o mercado voltado pros pets possui areias sanitárias com granulados que unem o xixi e evitam odores na casa. Compre uma bacia pra areia e 1 saco de areia sanitária. Dura bastante, pois você vai tirando apenas os dejetos (completando com mais areia) e só depois de 1 semana troca-se toda a areia. Um saco pode ser dividido em duas mudanças de areia. Ah, quando a areia é muito baratinha é porque não possui o granulado de odor da urina, nesse caso é preciso trocar toda a areia em torno de 3 em 3 dias. Ter 2 pazinhas pra coletar é bem útil, uma vazada pras fezes e uma fechada pro xixi. O xixi une a areia e quando tentamos pegar com a pá vazada termina ficando complicado. Se puder ter as duas vai facilitar bastante a sua vida.

8. Caixa de transporte

Gatos são muito ágeis e possuem forte instinto de sobrevivência, então qualquer barulho, susto ou ambiente desconhecido os fará correr pra longe e isso pode causar acidentes pro bichano. A forma ideal de transportá-los com segurança é com a caixa de transporte, lá eles se sentem seguros e sabem que nada irá machucá-los. Nem pense em levar pra dar vacina solto (ou só na coleira) dentro do carro, será bem tenso! Procure deixar a caixa de transporte num local onde o gato tenha sempre acesso, com a porta aberta, pra que eles sintam que aquele é um local seguro. Quando precisar sair, coloque catnip ou um paninho com seu cheiro dentro e ele entrará sem aperreio.

9. Coleira

É sempre bom ter uma coleira com identificação (e também o microchip que pretendo falar melhor em outro post) pra caso o gatinho se perca por aí. Algumas pessoas gostam de passear com seus gatinhos pra que eles sintam o cheiro da grama, a terra nas patinhas, eu acho super legal e talvez faça isso com os meus. Nunca coloque guizo, faz mal pro bem estar do animal. Gatos tem a audição muito aguçada e as vezes pode chegar a causar grandes incômodos ou simplesmente pelo estresse do movimento dela.

10. Feliway e Catnip
Feliway e catnip são como se fossem um feromônio que deixa os gatos muito alegres, tranquilos e relaxados. Ajudam na adaptação e bem estar do bichano ao novo lar. São encontrados em lojas que vendem produtos para pets.

Uma das coisas mais importantes ao adotar gatos é colocar telas de proteção nas janelas. Colocamos em todas as janelas do apartamento pela empresa Tiro Certo, o Gutemberg fez a instalação e prestou um excelente serviço, trabalho impecável! Moramos no 5º andar e nem pensar em adotar sem telas, inclusive essa é a principal exigência da ONG. Gatos são muito curiosos e mesmo sendo espertos e ágeis não podemos colocar a vida deles em risco, são seres inocentes como crianças de 3 anos, a segurança deles é nossa responsabilidade. Abaixo as fotos da janela da sala com a tela.

O que comprar para o enxoval do gatinho
O que comprar para o enxoval do gatinho

Escolhi a cor vermelha e comprei os itens abaixo numa loja do centro da cidade chamada Dog Mel que tem preços bem bacanas. Caixa de areia, coleira (patinhas lindas), caixa de transporte, arranhador e pote para ração e água. Ainda falta a caminha, escova de pelos e brinquedinhos que pretendo comprar essa semana.

O que comprar para o enxoval do gatinho
O que comprar para o enxoval do gatinho

Espero que tenham gostado e que ajude quem está pensando em adotar um gatinho. Gatos são amor, gente, eles têm um jeitinho super fofo de dizer que nos amam e se adaptam muito bem em apartamentos. Tenho gatos desde que me entendo por gente e estou super feliz, não vejo a hora de dar muito cheiro neles, rs. Sábado buscaremos os dois e com certeza postarei muita coisa no snapchat (@julianaurquisa). Eles possuem uma história bem triste e merecem esse final feliz Vou contar tudo num post depois que eles estiverem aqui em casa.

Dog Mel
Fica na Rua do Porão, 68
São José – Recife – PE
(81) 3424-3253 / 3424-3394

Tiro Certo
Rua da Praia, 154
São José, Recife – PE
(81) 3224-2718

Juliana Urquisa Postado por Tags:
8 Comentários

8 Comentários em "O que comprar para o enxoval do gatinho"

  1. Clayci disse:

    Aiii que noticia linda *_*
    Eles serão muito felizes
    Quero MUITAS fotos por aqui

  2. Fabiele Feó disse:

    Ai Ju, que lindo…Adotar é um ato lindo, ainda mais esse bichanos que sofrem tanto, tenho 2 adotados também, dentro do apê e sou apaixonada por eles, são meus xodós..E a questão dos brinquedos é bem isso mesmo, qualquer tampinha que a gente jogar eles adoram hehe Que sofá lindo e sem pelos, dê adeus a ele ou ensine bem eles a usar o arranhador hahahahaha Beijo beijo, depois mostra pra gente fotos deles!! =)

    • Juliana Urquisa disse:

      Fabiii, me deu uma dor no coração quando li seu comentário, mas tive uma crise de riso kkkkkkkkkkk O sofá já está com alguns fios puxados e eu só lembro de você quando olho UHAuAHUAH Nem mostrei pro marido pra ele não se aperrear =x Beijos e obrigada pelo apoio <3

  3. Cris disse:

    Ju esse post é muito útil e vou citá-lo em um post futuro que fiz pro blog com dicas para quem adotar um gatinho 🙂 E aproveitando, queria te alertar sobre uma coisa: fica de olho nos seus gatos com a tela para ver se eles não roem ela, viu? A Floquinho aqui em casa roeu e fez um buraco que dava para ela e a Fúria passar! Por sorte eu vi antes de acontecer uma tragédia e arrumei, mas desde então eu não deixo as janelas abertas. Tem gato que não faz isso, os da minha irmã nem ligam, a Fúria também não, mas é bom ficar de olho nisso. Vou esperar muitas fotos dos seus gatinhos, viu? *-*
    Beijos! =**

    • Juliana Urquisa disse:

      Obrigada, Cris! Eu vi seu post e compartilhei no face, ficou INCRÍVEL!! Obrigada pela dica das telas, vou ficar de olho O.O Deu até um frio na barriga quando li, rs. Que gatinhos danados kkkkkkk Beijos!

  4. Anne disse:

    Quanto amor num post! s2 Perfeita sua lista de compras!
    Eu não comprei o alicate próprio pras unhas deles, uso um cortador de unhas normal mesmo, com cabo de borracha pra facilitar o manuseio. Funciona legal também. No começo eu morria de medo de cortar as unhas deles, mas sempre deu certinho, eles até gostam desse momento porque ficam no colo, ganham um carinho na barriga, uns apertões… hahah
    Tô ansiosa pra conhecer seus felinos!
    Beijo

    • Juliana Urquisa disse:

      Own que fofura, Anne! Consegui cortar as unhas do Duke, ele é mais novinho e estava me arranhando inteira brincando, cortei com um cortador de unhas normal mesmo. Já Clarice, como não está arranhando os móveis e nem a mim (kkkkkkkkkkkk) não senti necessidade de cortar 😀 Beijos e obrigada pelo apoio :*

  5. Shirley Takaki disse:

    Juuuuu…
    to loka pra conhecer seu gatinho :p