09 jun 2016

13 Passos para reduzir seu lixo diário

garbage-can-1111448_1920
Imagem: Pixabay

Toalhinha na bolsa

Essas toalhinhas são super fáceis de encontrar e baratas. Ando sempre com uma dentro da bolsa pra secar as mãos após lavar, assim evito de usar papel toalha.

Não peça a sua via do cartão

Ô papelzinho inútil, viu! Quando passamos algo no cartão em débito ou crédito recebemos aquela 2ª via pro nosso controle pessoal, mas gente hoje em dia podemos acessar tudo pela internet, smartphone, e é uma inutilidade isso. Alguns comerciantes perguntam se você quer a 2ª via, diga que não, simples assim. Eu sempre digo logo após digitar a senha. Confiro o valor pago no visor e pronto, menos 1 papel.

Cancele correspondências

Fatura de cartão de crédito é algo facilmente acessado e pago pela internet, a correspondência não tem necessidade nenhuma exceto pra comprovação de residência, pra essa finalidade você pode usar outra conta. Se você pagar suas contas pela internet, cancele todas as correspondências em papel e deixe apenas 1 pra comprovação de residência se necessário, como água ou energia.

Composteira

O ideal é evitar ao máximo desperdiçar alimentos, mas caso seja necessário pesquise sobre as composteiras. É uma forma simples e eficiente de transformar seu lixo orgânico em adubo em casa. Se necessário jogar “fora” realmente, utilize sacolas de plástico biodegradável.




Coma no local

Evitando delivery e “levar pra comer em casa” você também evita usar descartáveis. As embalagens delivery geralmente são feitas de isopor, plástico ou papel.

Leve sua caneca/garrafa

No trabalho, faculdade, academia ou na rua é sempre bom ter seu próprio copo pra não precisar usar copos descartáveis. Quando vou passar o dia andando pela rua ou shopping, sempre levo uma garrafinha de água, assim também evito de ter que comprar água na rua e descartar mais uma garrafa plástica.

Você realmente precisa de guarda-napo/papel toalha?

Tente comer sem se sujar, coma devagar e também vai ajudar na sua digestão. No final da refeição pense bem: Você realmente precisa de guarda-napo? Raramente eu preciso e acho que a maioria das pessoas usa porque é automático. O mesmo serve pra papel toalha, opte por panos de limpeza, e palito de dente, ESCOVE OS DENTES kkkkk

Produtos de higiene pessoal

Podem ser comprados de gente que faz artesanalmente, alguns usam embalagens retornáveis de vidro e devolvendo a embalagem na compra de um novo existe um desconto. Shampoo, sabonete, pasta de dente, etc.

Sal do saleiro

Evite usar aqueles saquinhos de sal que se popularizou atualmente nos restaurantes. Cada porção que usar estará descartando lixo desnecessariamente. Prefira usar sal do saleiro, assim não gera lixo e é só repôr no potinho quando acabar.

Leve seu tupperware

Algumas lojas à granel já estão preparadas pra vender nos potes dos clientes e assim evitar de colocar mais plástico no mundo. Imagina cada item comprado será mais um saquinho plástico pro lixo. Você também pode levar seu pote quando for buscar almoço e evitar de usar as embalagens descartáveis dos restaurantes.

O futuro é das ecobags

SEMPRE ande com uma ecobag na bolsa, elas são essenciais. Se não tiver uma, analise se realmente você precisa de uma sacola plástica pra um saco (de papel) de pão, ou pra uma caixa pequena de remédio que caberia facilmente no bolso ou na bolsa. Tenho uma ecobag gigante que levo quando vou fazer feira e cabe quase toda a feira dentro, depois é só tirar do carrinho e tacar na mala do carro. Uma maravilha.

Priorize embalagens recicláveis

Tem que comprar e não tem outro jeito? Prefira sempre o produto que possui embalagem reciclável ou que seja possível comprar o refil. Assim mesmo gerando lixo, essa embalagem vai entrar num ciclo e voltar pro consumidor reciclada.

Recicle

Existem produtos que a gente tem que comprar e não tem pra onde correr, então recicle, recicle TUDO que você puder. Leia as embalagens, separe corretamente e diminua 90% do lixo que iria pros depósitos a céu aberto.

Veja 5 Dicas para você começar a reciclar seu lixo.

3 Comentários

3 Comentários em "13 Passos para reduzir seu lixo diário"

  1. Algumas das coisas já fazia, mas confesso que nunca me preocupei com a quantidade de lixo que produzia. Um erro grave, vou prestar mais atenção.

    Beijos

  2. Cristiano disse:

    Ecobag é uma coias que levo comigo na hora de fazer compras… preciso colocar uma em uma mochila para nao usar mais sacola.
    Garrafas/xícara é interessante e esta sendo até estimulado nas empresas, por trás da bondade disso esta o fato de economizar em item de escritório.

  3. Harádia S. disse:

    Eu faço muita dessas coisas e me sinto muito melhor por saber que estou fazendo minha parte. Eu utilizo até hoje minhas toalhinhas do pré! Tenho sempre na bolsa e junto um copo retrátil. Eu evito ao máximo usar guardanapo e agora tenho os de pano que são ótimos para substituir os de papéis, só lavar e usar de novo.
    Abraços.