17 fev 2018

Receita: Macarrão ao molho de ervilhas

Acabei de fazer essa receita de macarrão ao molho de ervilhas! Rápida, prática e usa poucos ingredientes, ideal pros dias de preguiça como hoje kkkk Essa receita é super versátil e no final vou dar várias ideias pra vocês fazerem seguindo a mesma base.

Macarrão ao molho de ervilhas

Macarrão ao molho de ervilhas

Ingredientes:

1/2 xícara de ervilhas
1/2 cebola
1/2 pimentão verde
1/2 tomate
2 dentes de alho
Temperos à gosto.
300gr do macarrão de sua preferência já pronto (usei parafuso da vitarella, não contém ovos)

* Essa receita rende molho pra 2 pratos de macarrão.

Preparando as ervilhas:

Deixe de molho a ervilha por no mínimo 4 horas. Eu coloco de molho assim que acordo e começo a preparar o almoço lá pelas 11:30. Lave bem as ervilhas com a ajuda de uma peneira e leve ao fogo na panela de pressão, com água suficiente para cobrir passando 3 dados, por 10 minutos depois de pegar pressão. Espere a pressão sair, escolha as ervilhas e reserve a água do cozimento.

Modo de Preparo:

1. Coloque as ervilhas, 1 colher de chá de sal (à gosto), um pouco da água do cozimento e 1 dente de alho. Bata até obter uma consistência homogênea. Se necessário adicione mais água. Balance bem o liquidificador, cuidado pra não quebrar! Nesse passo você escolher a textura do seu creme de ervilhas. Muito grosso, médio ou mais líquido.
2. Pique as verduras e leve primeiro a cebola e o alho ao fogo com azeite até o alho dourar bem. Adicione o tomate e o pimentão e deixe refogar bastante, até o pimentão amolecer. Adicione o molho de ervilhas que estava no liquidificador, mexa bem, verifique o sal e os temperos, adicione mais se necessário. Nesse passo eu gosto de colocar cebolinha, coentro e pimenta do reino.

Monte o prato e está pronto! Eu gosto de colocar orégano por cima, sempre dá um charme e um sabor especial.

A ervilha fica parecendo um patê quando você bate no liquidificador, e aí está a versatilidade da receita. Desse passo do liquidificador você pode fazer patê de ervilha, molho pra macarrão, sopa, o que sua imaginação mandar! Vá adicionando temperos como cominho, pimenta, curry até obter o sabor desejado. Pão assado com patê de ervilhas no café da manhã fica maravilhoso e uma sopinha de ervilha no jantar nessa chuva que tá caindo em Recife também.

Essa refeição de macarrão e ervilhas é uma combinação completa de aminoácidos, pois juntamos um cereal (trigo do macarrão) com uma leguminosa do grupo dos feijões (ervilha) 😉

Veja também: Receita de Macarrão de Abobrinha

1 Comentário

1 Comentário em "Receita: Macarrão ao molho de ervilhas"