02 mar 2018

Dicas pra economizar dinheiro

Quando se fala em dinheiro atualmente, se pensa logo em crise e como está cada vez mais difícil viver nesse país. Aluguéis altos, alimentos com preços subindo, gasolina cara! Decidi trazer algumas dicas de economia, pois tenho bastante experiência nisso. Saí da casa dos meus pais com 22 anos e desde então estudo bastante sobre finanças pra me organizar e conseguir levar uma vida razoavelmente tranquila com dinheiro. Essas são as minhas dicas pra economizar dinheiro 😉

Dicas pra economizar dinheiro

dicas pra economizar dinheiro

Use programas de planilha financeira

Quando comecei minha vida profissional, antes mesmo da existência de smartphones (vovó kkk) eu já usava planilhas no excel pra organizar tudo que entrava e tudo que saia do meu dinheiro. Ter noção à longo prazo do que temos que pagar ajuda muito a não se perder e entrar no buraco. Precisamos saber o quanto se pode gastar por mês e até quando você tem aquela dívida parcelada. Estou usando o Yupee atualmente e em breve vou trazer um post falando sobre ele.

dicas pra economizar dinheiro
Programa pra organização financeira: Yupee.

Primeiro as obrigações

Quando receber seu dinheiro sempre priorize as obrigações, ou seja, os boletos e contas da casa, mensalidade de curso, alimentação mensal e cartões de crédito. Depois, com o que sobrar, planeje o que poderá fazer de lazer durante o mês.

Marmitas sempre!

Evite comprar comida na rua. Eu recebo ticket refeição do trabalho, mas mesmo assim trago marmitas pro almoço e o ticket eu uso nos fins de semana pra sair com os amigos, família, namorado, ou seja, termino economizando no LAZER. Se você pensar bem verá que os preços das comidas prontas na rua saem muito mais caro do que fazer em casa. Um misto quente você faz em casa por menos de 2 reais, na rua custa uns 4 à 5 reais.

Compre só o que precisa, evite supérfluos

Foque suas compras nas necessidades do mês. Evite aquelas promoções de Leve 10 Pague 9 caso você não vá precisar de tudo isso, muitas vezes os produtos terminam até vencendo! Não compre algo só porque está barato.

Evite cartão de crédito

Sempre opte por pagar à vista ou no débito, assim você vive o que tem e não se deslumbra. O cartão dá uma falsa sensação de dinheiro disponível que no fim do mês pesa bastante no bolso. Se tiver dinheiro pra comer uma pizza, coma, se não tiver, espere 1 ou 2 semanas até receber novamente e então vá comer sua pizza. Com cartão a gente come a pizza 2x e no fim do mês termina não conseguindo pagar por elas e entra na armadilha de pagar o mínimo.

Poupe dinheiro

Se organize pra sobrar um pouco e colocar na poupança ou separe aquelas moedas de 1 real e 50 centavos que esquecemos no fundo da bolsa pra colocar num cofrinho. Pode parecer pouco, mas num momento de necessidade vai ajudar. Caso tenha poucas dívidas, faça planos à longo prazo e guarde uma quantia maior mensalmente.

dicas pra economizar dinheiro

Organize os vencimentos das suas contas

Coloque seus vencimentos pra mesma data. Se recebe 2x por mês, separe os vencimentos em 2 blocos. Assim você não esquece nenhuma conta e nem precisa perder tempo pagando 1 conta por dia. Se possível coloque em débito automático, afinal primeiro as obrigações.

Apertou? Pense em como conseguir uma renda extra

Quando fico muito apertada e vejo que vou entrar no vermelho, faço muffins pra vender ou separo roupas e livros e faço um bazar. Não tenha vergonha de pedir ajuda também, mas seja confiável e quite suas dívidas com amigos e familiares SEMPRE e rapidamente.

Aproveite os programas de fidelidade

Se não tiver jeito e precisar usar cartão de crédito, sempre use os que te dão benefícios como pontos e milhas. Depois você pode trocar por produtos de graça. Escolha comer em restaurantes que tem cartão fidelidade que te dão 1 refeição grátis depois de 10.

Cancele os e-mails de lojas com ofertas, spams!

Uma das primeiras coisas que fiz quando comecei a morar sozinha foi sair de todas as malas diretas com promoções de lojas, como americanas, submarino, etc. Esses e-mails são tentações! Depois disso eu nem lembro mais de entrar nesses sites e ficar me mordendo pra comprar alguma coisa

***************************************************

Espero que essas dicas pra economizar dinheiro tenham ajudadado vocês, caso estejam precisando! Sejam fortes, vocês conseguem vencer o consumismo, rsrs! Se quiserem mais dicas, é só falar comigo nos comentários :*

Veja também: Carnaval em João Pessoa

Juliana Urquisa Postado por
2 Comentários

2 Comentários em "Dicas pra economizar dinheiro"

  1. Ju depois que comecei a trabalhar por conta tive que virar amiga da economia.
    Pois não é sempre que entra o valor desejado, então tive que aprender a guardar..
    Abri mão de várias coisas , que antes quando era registrada comprava, no começo foi difícil.. mas depois q se torna um hábito a gente tira de letra.

  2. Luma disse:

    Ju! O negocio das marmitas e do cartão de crédito é real! Meu Deus eu gasto muito dinheiro com comida! E cartão de crédito é legal ter pelo parcelamento mesmo… As vezes eu vou gastando de pouquinho e no final do mês desmaio com minha fatura! Ótimas dicas <3