08 mar 2018

O que estamos fazendo pelas mulheres? Dia da mulher

Hoje é o dia da mulher e o post de hoje é especial. A data existe desde 1909, mas foi em março de 1911 que se fortificou. Nesse ano ocorreu um incêndio criminoso que matou 146 trabalhadores: 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. Desde então o sindicato ganhou força e voz contras as barbaridades que aconteciam contra as mulheres e grandes mudanças tomaram conta do mundo. É importante relembrar acontecimentos da história dos direitos da mulheres pra nos unirmos e para que elas não sejam esquecidas no passado.

A geração adulta atual tem muito poder no futuro das mulheres na sociedade. Somos nós que iremos educar as crianças de hoje e é preciso sabedoria. O que estamos fazendo pelas mulheres hoje? Todos os dias (não só no dia da mulher) temos que nos fazer essa pergunta. A forma como lidamos com piadas machistas, com portas fechadas, o que compartilhamos com amigos e familiares, no facebook, instagram, como falamos e damos exemplo pras nossas crianças, farão o futuro das nossas mulheres. Vejo uma sociedade mudada, crianças sendo empoderadas através da aceitação própria. Mas ainda tenho medo porque uma parcela conservadora busca retroceder conquistas árduas!

O que estamos fazendo pelas mulheres? Dia da Mulher

Podemos fazer a nossa parte, um pouco de cada vez, cada dia uma sementinha. Fortalecendo nossas irmãs, apoiando aquelas que precisam, recriminando o machismo de amigos e familiares. Piadinhas ao redor da mesa, no trabalho não devem ser ouvidas caladas, precisamos conscientizar. Fico feliz por encontrar homens gentis e corretos hoje em dia. Meu irmão, que apesar de ter sido criado no contexto machista onde só eu e minha irmã éramos cobradas pelo trabalho doméstico, se tornou um ser humano ímpar. Infelizmente a grande massa da sociedade não é assim. Às vezes é desanimador e parece que nunca vai mudar, por isso precisamos estar em contato diário com nossas amigas, irmãs e familiares, porque juntas conseguimos nos fortificar e manter a cabeça erguida. Só nós conseguiremos criar um futuro ideal pras nossas filhas.

Semana Arte Mulher

Em Recife a semana está sendo comemorada com vários eventos gratuitos! Entre debates, documentários, curtas e atrações artísticas mulheres irão compartilhar informação e buscar a mudança social através da arte. Confira a programação completa em Semana Arte Mulher.

Dia da mulher

A Semana Arte Mulher acontece entre os dias 5 e 11 de março este ano. A programação acontece cinco pontos na cidade, o Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Recife Antigo) será o Polo Audiovisual; o Complexo Centro Apolo-Hermilo (Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife); Polo de Todas as Artes, no Morro da Conceição; Polo Compaz, no Alto Santa Terezinha e o Parque da Jaqueira (entre a Rua do Futuro e a Avenida Rui Barbosa, Graças), escolhido como Polo Infantil do Festival.

Livros Sobre Feminismo

A Livraria Saraiva trouxe promoção de 50% pras mulheres! Indico o livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos que sai por R$ 27,45. Um clássico que ficou no topo das vendas por um ano nos Estados Unidos. O livro contra 19 contos antigos que tiveram papel importante na domesticação dos instintos naturais femininos, tornando-nos seres obedientes num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. “Mas sua energia vital, segundo a autora, pode ser restaurada por escavações ‘psíquico-arqueológicas’ nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.”

***********************************

O Rafa (meu irmão) tem alguns posts escritos aqui e o “Sobre o “modo-piloto-automático” do desrespeito” se encaixa no contexto, vale a pena a leitura.

Pra finalizar, deixo o vídeo abaixo que é bem engraçado, além de trágico. Não adianta ser legal com a filha, esposa e mãe e tratar mulheres como pedaço de carne na rua! Conheço vários caras assim, simplesmente ridículo.

2 Comentários

2 Comentários em "O que estamos fazendo pelas mulheres? Dia da mulher"

  1. Clayci disse:

    Que textão últil. Vou compartilhar.
    Conquistamos bastante coisa, mas há muito pelo que lutar.
    Adorei sua publicação, Ju!

    Beijos

  2. Bruna disse:

    Nem sabia que tava tendo todos esses eventos no Recife OMG
    Queria muito morar mais perto de tudo isso porque com certeza eu iria ver tudo, principalmente ir ao cinema Sâo Luiz, nunca fui e morro de vontade de visitar *-*
    Tenho muita vontade de ler Mulheres que Correm com Lobos, mas agora tô com muitaa coisa pra ler e sem andar nessas leituras. Quando eu estiver engatada eu vou comprar siiim.
    beijoss
    N E O D E S V A R I O